quinta-feira, 6 de junho de 2013

APRESENTAÇÃO DO GRUPO 6 E OBJETIVOS DO NOSSO CURSO

O curso de formação continuada em matemática "MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO", tem por objetivo melhorar a qualidade do ensino em sala de aula, potencializando a ação docente e visando o aprimoramento das competências leitora e escritora dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II.


Componentes do Grupo 6

- Márcia Cristina Pereira;
- Paulo de Oliveira Santos;
- Regina Aparecida Leme;
- Roziane de Sousa Machado;
- Sandra Carvalho;
- Suely Curi Fonseca;


Damos abaixo depoimentos do corpo docente, concernentes às suas primeiras experiências com a leitura e escrita.

Roziane de Sousa Machado:
Me lembro como se fosse hoje da minha alegria ao receber meu primeiro livro , " As fábulas de Narizinho ", do grande escritor Monteiro Lobato.
    Minha mãe professora de educação infantil e ensino fundamental foi a grande responsável pelo meu encantamento com a leitura, com uma ótima imaginação e com muita disposição para inventar histórias, me levava a mundos distantes e encantados, por isso até hoje sou uma apaixonada por livros.
    Na escola fui alfabetizada com a cartilha Caminho Suave, velhos tempos ... era uma  cartilha que na época encantava a todas as crianças, despertando o interesse pela leitura e o aprendizado. Foi nessa mesma época que comecei a me interessar pela escrita ,costumava escrever versos e poesias.
    Hoje em dia a escrita esta presente em minha vida e meu cotidiano, através da escrita posso passar todo o meu conhecimentos adiante.

Suely Curi Fonseca:
Minha primeira experiência com escrita foi aos 5 anos de idade, quando aprendi a escrever meu nome, mamãe e papai. O primeiro livro que ganhei foi Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, mas o livro que mais me emocionou foi Coração de Vidro de José Mauro de Vasconcelos. Ali o autor relata a vida de três animaizinhos, os quais foram esquecidos a abandonados à própria sorte. Chorei muito!
Um bom livro sempre será meu grande companheiro, pois ele é capaz de me levar a lugares inimagináveis e inatingíveis; ele enriquece minha percepção, me faz sonhar, investigar e emocionar. O conhecimento adquirido através da leitura jamais se esvanecerá.


Márcia Cristina Pereira:
Minha experiência como leitora começou na infância,  como ouvinte. Ouvia os “causos” que meu pai contava e as estórias de lobisomem e assombração de minha avó. E acredito que essa experiência maravilhosa me incentivou e continua incentivando na leitura.
Aos sete anos fui  para a escola e aprendi a ler. Era mágico, ver a figura na cartilha e entender a palavra que a representa.
Agora, já  podia descobrir outras estórias, outros mundos, adquirir conhecimento, pois é isso que a leitura nos proporciona. Me lembro de alguns livros da minha época de adolescente, A moreninha, Iracema, A Ilha Perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário