PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
AULA: EQUAÇÃO DO 1º GRAU
ANO/SÉRIE: 7ª Série/8º ano
DATA: 16/06/2013
HORÁRIO: Período da manhã
NÚMERO DE ALUNOS: 35 alunos
OBJETIVO: Desenvolver nos alunos a capacidade para resolver equação do 1º
grau, construir tabelas e gráficos dessa equação.
JUSTIFICATIVA: Desenvolver nos educandos as habilidades e competências
necessárias para a compreensão e assimilação do conteúdo que está sendo
discutido.
Compreender conceitos e procedimentos matemáticos; desenvolver formas de
raciocínio matemático; estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do
saber, desenvolver educação tecnológica para um melhor entendimento e
desenvolvimento das atividades propostas; resgatar a história da matemática,
empregando o uso de narrativas; escrever em linguagem matemática qualquer
sentença dada em linguagem comum; reconhecer uma expressão algébrica e os termos
que a constituem; compreender a relação de igualdade entre os membros da
equação; relacionar problemas do cotidiano que podem ser resolvidos através da
equação do 1º grau.
TEMPO PREVISTO: 8 horas/aula
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
- desenvolvimento da equação de lº grau
- desenvolvimento de linguagens matemáticas
- construção de tabelas
- construção de gráficos- coordenadas (localização de pontos no plano
cartesiano)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
- compreender o uso de letras para representar valores desconhecidos;
- compreender o conceito de equação a partir da idéia de equivalência,
sabendo caracterizar cada equação como uma pergunta;
- conhecer alguns procedimentos para resolução de uma equação: equivalência
e operação inversa;
- saber expressar de modo significativo a solução de equações de lº
grau.
ESTRATÉGIAS:
- aula expositiva e explicativa;
- uso de livros didáticos, caderno do aluno e caderno do professor;
- pesquisas básicas;
- exercícios contextualizados.
RECURSOS MATERIAIS:
- textos xerocados com atividades;
- Cartazes com textos sobre a história da matemática - Equação do lº
grau
- balanças com dois pratos mostrando o equacionamento dos lados
- malhas quadriculadas para localização de pontos
- dominó de equações do 1º grau
- papel quadriculado, lápis, borracha e régua.
RECURSOS TECNOLÓGICOS:
Sites para pesquisa e softwares.
AVALIAÇÃO:
Observar as habilidades e competências que foram desenvolvidas através
de:
- trabalhos individuais e em grupo;
- problemas matemáticos;
- testes individuais escritos;
- pesquisas.
RECUPERAÇÃO:
Retomada dos conteúdos que não foram assimilados pelos alunos de uma
maneira diferenciada, de modo a promover um melhor e efetivo aprendizado.
Serão utilizados vários recursos como slides pertinentes à aula, jogos de
dominó com equações de 1º grau e trabalhos com recortes de jornais e revistas
que visem gráficos e tabelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário