terça-feira, 25 de junho de 2013

PLANO DE AULA COLETIVO - EQUAÇÃO DE 1º GRAU



PLANO DE AULA DE MATEMÁTICA
 
AULA: EQUAÇÃO DO 1º GRAU
 
ANO/SÉRIE: 7ª Série/8º ano
 
DATA: 16/06/2013
 
HORÁRIO: Período da manhã
 
NÚMERO DE ALUNOS: 35 alunos
 
OBJETIVO: Desenvolver nos alunos a capacidade para resolver equação do 1º grau, construir tabelas e gráficos dessa equação.
 
JUSTIFICATIVA: Desenvolver nos educandos as habilidades e competências necessárias para a compreensão e assimilação do conteúdo que está sendo discutido.
Compreender conceitos e procedimentos matemáticos; desenvolver formas de raciocínio matemático; estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do saber, desenvolver educação tecnológica para um melhor entendimento e desenvolvimento das atividades propostas; resgatar a história da matemática, empregando o uso de narrativas; escrever em linguagem matemática qualquer sentença dada em linguagem comum; reconhecer uma expressão algébrica e os termos que a constituem; compreender a relação de igualdade entre os membros da equação; relacionar problemas do cotidiano que podem ser resolvidos através da equação do 1º grau.
 
TEMPO PREVISTO: 8 horas/aula
 
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
- desenvolvimento da equação de lº grau
- desenvolvimento de linguagens matemáticas
- construção de tabelas
- construção de gráficos- coordenadas (localização de pontos no plano cartesiano)
 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
- compreender o uso de letras para representar valores desconhecidos;
- compreender o conceito de equação a partir da idéia de equivalência, sabendo caracterizar cada equação como uma pergunta;
- conhecer alguns procedimentos para resolução de uma equação: equivalência e operação inversa;
- saber expressar de modo significativo a solução de equações de lº grau.
 
ESTRATÉGIAS:
- aula expositiva e explicativa;
- uso de livros didáticos, caderno do aluno e caderno do professor;
- pesquisas básicas;
- exercícios contextualizados.
 
RECURSOS MATERIAIS:
- textos xerocados com atividades;
- Cartazes com textos sobre a história da matemática - Equação do lº grau
- balanças com dois pratos mostrando o equacionamento dos lados
- malhas quadriculadas para localização de pontos
- dominó de equações do 1º grau
- papel quadriculado, lápis, borracha e régua.
 
RECURSOS TECNOLÓGICOS:
Sites para pesquisa e softwares.
 
AVALIAÇÃO:
Observar as habilidades e competências que foram desenvolvidas através de:
- trabalhos individuais e em grupo;
- problemas matemáticos;
- testes individuais escritos;
- pesquisas.
 
RECUPERAÇÃO:
Retomada dos conteúdos que não foram assimilados pelos alunos de uma maneira diferenciada, de modo a promover um melhor e efetivo aprendizado.
Serão utilizados vários recursos como slides pertinentes à aula, jogos de dominó com equações de 1º grau e trabalhos com recortes de jornais e revistas que visem gráficos e tabelas.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário